Robótica Educacional
Robótica é um termo que atualmente tem se tornado popular, remetendo sempre à ideia de estudos, projetos e trabalhos com robôs. Além disso, também vem sendo aplicado de forma genérica a um conjunto de várias disciplinas ciências e técnicas, assim como os termos Mecatrônica e Automação, que são correlacionados e que muitas vezes são entendidos como sinônimos.
Em linhas gerais, a Automação dedica-se a sistemas automáticos e autocontrolados, aplicados a processos operacionais, processos produtivos ou máquinas de manufatura. Tais sistemas envolvem sempre sensores, controladores, e dispositivos de supervisão e visualização, além de eventuais comunicações remotas.
Nas máquinas de manufatura automatizadas é onde se visualiza mais facilmente a Mecatrônica, que é uma integração das disciplinas técnico-científicas Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Programação/TI. Isso tudo aplicado a dispositivos autônomos, com vários movimentos espaciais (lineares, rotacionais, cilíndricos, esféricos, mistos, livres ou androides/humanoides) e flexibilidade de configuração e operação, os quais caracterizam mais especificamente os robôs, é o que define a Robótica.
Portanto, a disciplina da Robótica, sendo tanto derivada como ao mesmo tempo sinônimo das disciplinas de Automação e Mecatrônica, é um conjunto de diferentes áreas de conhecimento, bem integradas, visando criar sistemas e dispositivos para realizar movimentos e tarefas de forma autônoma e flexível.
Neste Curso, como opção didática e simplificada, será considerado o termo Robótica Educacional com os mesmos significados genéricos de Automação ou Mecatrônica, abrindo possibilidades mais amplas para os projetos e experimentos técnico-científicos para o público infanto-juvenil, inclusive complementados com as conexões com a Digitalização e Indústria 4.0.
Em linhas gerais, a Automação dedica-se a sistemas automáticos e autocontrolados, aplicados a processos operacionais, processos produtivos ou máquinas de manufatura. Tais sistemas envolvem sempre sensores, controladores, e dispositivos de supervisão e visualização, além de eventuais comunicações remotas.
Nas máquinas de manufatura automatizadas é onde se visualiza mais facilmente a Mecatrônica, que é uma integração das disciplinas técnico-científicas Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Programação/TI. Isso tudo aplicado a dispositivos autônomos, com vários movimentos espaciais (lineares, rotacionais, cilíndricos, esféricos, mistos, livres ou androides/humanoides) e flexibilidade de configuração e operação, os quais caracterizam mais especificamente os robôs, é o que define a Robótica.
Portanto, a disciplina da Robótica, sendo tanto derivada como ao mesmo tempo sinônimo das disciplinas de Automação e Mecatrônica, é um conjunto de diferentes áreas de conhecimento, bem integradas, visando criar sistemas e dispositivos para realizar movimentos e tarefas de forma autônoma e flexível.
Neste Curso, como opção didática e simplificada, será considerado o termo Robótica Educacional com os mesmos significados genéricos de Automação ou Mecatrônica, abrindo possibilidades mais amplas para os projetos e experimentos técnico-científicos para o público infanto-juvenil, inclusive complementados com as conexões com a Digitalização e Indústria 4.0.