Proposta do Curso
O Curso de Robótica Educacional
Trata-se de um Curso Livre Extracurricular de tecnologia baseado em Robótica Educacional e alinhado com a tendência atual da Indústria 4.0, com Digitalização e Internet das Coisas, voltado para crianças e adolescentes, estruturado em módulos com conteúdos e complexidades complementares.
O propósito do Curso é preparar a nova geração para o perfil do futuro profissional demandado e valorizado na era da Digitalização, em todos os segmentos profissionais e do cotidiano. Naturalmente, este Curso não pretende ser ou substituir nenhum curso técnico ou profissionalizante, mas apenas proporcionar uma introdução e experiências iniciais nas várias disciplinas abordadas, evidenciando conceitos técnicos específicos e integrados na forma adequada ao nível de conhecimento dos alunos.
O Curso, sua organização e metodologia contam com a supervisão e a assessoria pedagógica da especialista em ensino infantil Bia Massini, Pedagoga, Coach e, acima de tudo, entusiasta por inovação e pela área educacional.
Logicamente, o Curso está em constante evolução, sempre tendo seu formato e conteúdo revistos e complementados com novos temas, mantendo-se fiel à sua filosofia de trabalho.
Trata-se de um Curso Livre Extracurricular de tecnologia baseado em Robótica Educacional e alinhado com a tendência atual da Indústria 4.0, com Digitalização e Internet das Coisas, voltado para crianças e adolescentes, estruturado em módulos com conteúdos e complexidades complementares.
O propósito do Curso é preparar a nova geração para o perfil do futuro profissional demandado e valorizado na era da Digitalização, em todos os segmentos profissionais e do cotidiano. Naturalmente, este Curso não pretende ser ou substituir nenhum curso técnico ou profissionalizante, mas apenas proporcionar uma introdução e experiências iniciais nas várias disciplinas abordadas, evidenciando conceitos técnicos específicos e integrados na forma adequada ao nível de conhecimento dos alunos.
O Curso, sua organização e metodologia contam com a supervisão e a assessoria pedagógica da especialista em ensino infantil Bia Massini, Pedagoga, Coach e, acima de tudo, entusiasta por inovação e pela área educacional.
Logicamente, o Curso está em constante evolução, sempre tendo seu formato e conteúdo revistos e complementados com novos temas, mantendo-se fiel à sua filosofia de trabalho.

Os Alunos
O Curso destina-se a alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II, tipicamente de 4 a 15 anos, sendo que, cada faixa etária e nível escolar contam com um módulo específico e orientado a seus conhecimentos, maturidade e demandas, composto por assuntos e disciplinas adequadamente selecionados e preparados.
As crianças de todos os perfis e necessidades são bem-vindas e podem se matricular no Curso, não havendo nenhuma restrição preliminar. A criança mais tímida é incentivada a trabalhar em equipe e a se expressar. Da mesma forma, criança mais enérgica é estimulada a criar e planejar. A criança mais dispersa é estimulada a aumentar seu foco e concentração na tarefa. Assim como a criança mais questionadora é incentivada a saciar a curiosidade buscando as respostas e refletindo sobre elas.
Os alunos são atendidos à medida que haja disponibilidade dos módulos, seguindo o planejamento de implementação do Curso e também conforme disponibilidade de vagas nos respectivos módulos. Os módulos, por sua vez, somente serão disponíveis caso haja quantidade mínima na turma.
Eventualmente, a critérios de otimização da organização, os módulos e turmas podem ser organizados em um mesmo horário, com atividades simultâneas, porém específicas a cada turma.
O Curso destina-se a alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II, tipicamente de 4 a 15 anos, sendo que, cada faixa etária e nível escolar contam com um módulo específico e orientado a seus conhecimentos, maturidade e demandas, composto por assuntos e disciplinas adequadamente selecionados e preparados.
As crianças de todos os perfis e necessidades são bem-vindas e podem se matricular no Curso, não havendo nenhuma restrição preliminar. A criança mais tímida é incentivada a trabalhar em equipe e a se expressar. Da mesma forma, criança mais enérgica é estimulada a criar e planejar. A criança mais dispersa é estimulada a aumentar seu foco e concentração na tarefa. Assim como a criança mais questionadora é incentivada a saciar a curiosidade buscando as respostas e refletindo sobre elas.
Os alunos são atendidos à medida que haja disponibilidade dos módulos, seguindo o planejamento de implementação do Curso e também conforme disponibilidade de vagas nos respectivos módulos. Os módulos, por sua vez, somente serão disponíveis caso haja quantidade mínima na turma.
Eventualmente, a critérios de otimização da organização, os módulos e turmas podem ser organizados em um mesmo horário, com atividades simultâneas, porém específicas a cada turma.