RECREA LAB 4.0
  • Início
    • Boas-Vindas
  • Serviços
    • Para Crianças e Adolecentes
    • Para Adultos
    • Para Escolas
    • Para Empresas
  • Sobre
    • Você sabia? >> >
      • Robótica Educacional
      • Indústria 4.0, Digitalização e IoT
      • Sociedade 4.0 e o Profissional do Futuro
      • Artigos e Links
    • Quem somos... >
      • Motivação
      • Visão, Missão e Valores
    • Coordenação
    • Organização >> >
      • Proposta
      • Metodologia
      • Estrutura
      • Conteúdo
  • Mais
    • Depoimentos
    • Dúvidas Frequentes
    • Eventos
    • Galeria
    • Parcerias
  • Contato

Metodologia
​

Imagem
A Filosofia de Trabalho "ITRA"

Trata-se da filosofia de trabalho que orienta toda a concepção e organização do Curso e de várias outras atividades. Foi desenvolvido como um modelo de inovação e evolução do indivíduo, para desafiar-se, gerar ideias, por a "mão-na-massa" e aprender sempre algo novo. Ou seja, uma melhoria contínua da própria pessoa, ou melhor, uma evolução contínua do indivíduo, na qual ele se orienta para toda a sua vida e em todas as áreas.

Os 4 conceitos-chave ITRA: 
  • Invento (Invent)​ - Engloba inspirar, criar, inovar, como uma etapa. É o papel criativo, sem barreiras ou pré-julgamentos. 
  • Tento (Try) - Abrange desafiar, planejar, realizar. É o papel executor, prático e pragmático, verdadeiramente “mão-na-massa”, sem receio de fazer errado.
  • Repenso (Rethink) - Analisar, corrigir, melhorar. É o papel crítico e insatisfeito, seja para concretizar algo ainda não concluído ou funcionando, ou para melhorar ainda mais algo já realizado.
  • Aprendo (Acquire)​ - Assimilar, aprimorar, influenciar. É o papel do eterno aprendiz, que tira lições e conclusões de todas suas experiências, evitando erros já conhecidos e adquirindo conhecimentos. É também o papel que gera as histórias a serem contadas com esses conhecimentos a outras pessoas.



Teoria
​

Cada atividade ou projeto proposto é acompanhado por uma instrução introdutória e uma explicação dos conceitos e componentes envolvidos. As explicações procuram respeitar as idades dos alunos, com linguagem adequada e trazendo os conceitos simplificados à realidade dos alunos. Dependendo do ritmo de cada aula, os alunos são estimulados a pensar, pesquisar e descobrir muitos dos conceitos, usando conclusões próprias e da turma e tendo, então, as devidas confirmações ou correções por meio de explicações adicionais por parte do instrutor.

É na parte teórica que se procura relacionar as atividades e conceitos com as disciplinas escolares que o aluno estuda, reforçando e estimulando o aprendizado. Na maior parte, são envolvidos conhecimentos de Matemática, Ciências (Físicas), História, Geografia, Informática e Línguas Inglesa e Alemã.

Obviamente, não serão tratados teoremas, cálculos ou lógicas complexas que não estejam em linha com idade e nível escolar do aluno.
 

Prática

A parte prática é fundamental para o aluno experimentar, testar e comprovar os conceitos aprendidos, sendo cuidadosamente planejada para se adequar a cada faixa etária e nível de conhecimento dos alunos. É também a parte do planejamento, do desafio e da realização, que possibilita, entre outras coisas, a interação e coordenação do trabalho em equipe. Nesta parte, os alunos utilizam kits, equipamentos, ferramentas ou diversos materiais e componentes, específicos para a concretização dos projetos e dos desafios, e visualização e experimentação dos conceitos, proporcionando o aprendizado claro e duradouro.
 

Materiais e equipamentos

Para a parte teórica, podem ser utilizados recursos multimídia, áudio-visuais ou aplicativos específicos. Tais recursos ajudarão a ilustrar e exemplificar os conceitos, componentes e aplicações relacionados ao tema da aula para uma interação mais rica com os alunos.

Para a parte prática, são usados diversos recursos materiais, de acordo com o tema e atividade ou projeto proposto, tais como:
  • Kits didáticos de montagens;
  • Material de sucata e montagem;
  • Ferramentas e instrumentos;
  • Softwares e aplicativos, em diferentes plataformas;
  • Equipamentos e dispositivos específicos ao conteúdo de cada módulo.
 

Notas e Registros

A cada atividade, além de trabalhar o conceito técnico, o aluno é estimulado a definir seu próprio objetivo, a planejar sua execução e a registrar suas impressões e conclusões. Com isso, o próprio aluno monta um histórico de seu trabalho, através de notas e registros, que o ajudará a lembrar-se dos conceitos e orientações anteriores, possibilitando as execuções futuras, evidenciando sua evolução e constatando a importância da documentação das atividades e projetos.

Os registros também têm a função de evidenciar os vários simultâneos papéis desempenhados pelo aluno, como:
  • de Planejador, com o planejamento escrito e eventuais análises;
  • de Cientista, com suas próprias considerações, pesquisas, descobertas e conclusões;
  • de Pesquisador, com a verificação frequente do histórico de todos seus registros.
​

Anterior
Próxima
Cursos Extracurriculares de Robótica Educacional
​RECREA LAB 4.0
E-mail: contato@recrealab40.com.br
Tel: (011) 96025-5151

Copyright 2017 © RECREA LAB 4.0 - Todos direitos reservados

Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda
  • Início
    • Boas-Vindas
  • Serviços
    • Para Crianças e Adolecentes
    • Para Adultos
    • Para Escolas
    • Para Empresas
  • Sobre
    • Você sabia? >> >
      • Robótica Educacional
      • Indústria 4.0, Digitalização e IoT
      • Sociedade 4.0 e o Profissional do Futuro
      • Artigos e Links
    • Quem somos... >
      • Motivação
      • Visão, Missão e Valores
    • Coordenação
    • Organização >> >
      • Proposta
      • Metodologia
      • Estrutura
      • Conteúdo
  • Mais
    • Depoimentos
    • Dúvidas Frequentes
    • Eventos
    • Galeria
    • Parcerias
  • Contato