Dúvidas Frequentes
Q1: Os pais precisam de alguma atividade extracurricular para o período estendido da criança. Qual a vantagem de curso em relação a simplesmente a criança assistir a vídeos instrutivos?
R1: Vídeos instrutivos podem ser um bom recurso, desde que usados com parcimônia e supervisão adequada. Mas, acima de tudo, o que o Curso oferece é justamente a oportunidade de reduzir o tempo de tela da criança, por meio de atividade prática. Ela deixa de ficar apenas assistindo a algo e parte para a realização de seu projeto.
Q2: A menina faz ballet, adora cantar e brincar de princesa. Assuntos tecnológicos são coisas de meninos, certo?
R2: Não mesmo! As meninas já demonstraram há muito tempo que têm tanto talento e aptidão quanto os meninos, para tecnologia, pensamento científico e gestão, além das várias outras áreas. Portanto, não há qualquer barreira ou dificuldade de meninas também participarem do Curso, juntamente com os meninos, o que é muito enriquecedor para o desenvolvimento de todos.
Q3: A criança já sabe mexer no celular, no tablet, no computador e adora jogar vídeo games. Este curso será útil para ela?
R3: Certamente. A criança que demonstra um interesse por equipamentos mais tecnológicos vai ficar ainda mais interessada ao deixar de ser apenas uma usuária da tecnologia e passar a compreender e a experimentar os assuntos tecnológicos. Assim ela se motiva, descobrindo como funcionam diversos dispositivos e aparelhos e se vendo capaz também de criar e construir, ao invés de simplesmente adquirir e usar algo.
Q4: Os pais são engenheiros, ensinam a criança e ela já tem um monte de Lego e bloquinhos de montar. O curso é somente para ela brincar com isso? O que o curso ensinaria de diferente?
R4: Muitas vezes vale o ditado: “Em casa de ferreiro, espeto de pau”! Ocorre que, por diversas razões, mesmo conhecendo a fundo os assuntos, nem sempre os pais dispõem de tempo e organização sistemática no dia-a-dia suficientes para dar atenção adequada e transmitir os conhecimentos específicos à criança. As atividades de brincar e montar são de inquestionável importância para a criança. A proposta do Curso, contudo, vai além do simples e espontâneo brincar. Ela traz junto uma sistemática de orientação, explicação e reflexão, de forma bem planejada e estruturada, proporcionando um desenvolvimento constante da criança.
Q5: A criança já fez outro curso e aprendeu programação e a montar robôs. Este curso será uma repetição, sem ensinar nada de novo a ela?
R5: Ótimo que a criança já dispõe de alguns conhecimentos. Isto vai estimulá-la ainda mais. Como nenhum curso é igual a outro, certamente ela aprenderá coisas novas relacionadas a tecnologia, pois o tema é muito amplo e em constante evolução. E certamente aprenderá coisas novas principalmente considerando os Temas Complementares e de Gestão do Curso.
Q6: A criança adora esportes, joga futebol, luta judô e não se importa muito com eletrônicos. Este curso também servirá para ela?
R6: Muito provavelmente sim, a menos que a criança não se identifique em nada com o Curso, o que deve ser respeitado, e ela acabe se desinteressando. Porém, como o Curso aborda temas tecnológicos que estão no dia-a-dia da criança, e até mesmo nos esportes, a criança tem tudo para se motivar a descobrir e a aprender mais, pois curiosidade é praticamente inerente a todas as crianças.
Q7: Os pais não conhecem nada da área de tecnologia. Para eles tudo isso é grego, muito complicado! Será que isso não é muito complicado também para a criança e ela não vai entender nada?
R7: Os temas são complexos por si mesmo, pois nossa realidade atual também é muito complexa. Porém, o Curso está concebido para abordar os diversos temas de forma bem simplificada, introduzindo os diversos conceitos de maneira básica, lúdica e prática. A criança também acaba fazendo suas próprias descobertas, no seu próprio ritmo, o que deixa a aula dinâmica e estimulante.
Q8: A escola já é bem puxada, com muitas disciplinas curriculares. Esse curso não vai confundir a cabeça da criança e atrapalhar seu desempenho escolar?
R8: De forma alguma! O Curso é extracurricular, com conteúdo complementar às disciplinas escolares. Assim, os temas abordados, apesar de em suma não serem os mesmos da escola, utilizam e reforçam os conhecimentos das disciplinas escolares. Ao terem sua curiosidade, organização e aprendizado estimulados, a criança tende a se interessar ainda mais pelas matérias, melhorando seu desempenho escolar!
Q9: Os pais não sabem o que as crianças serão quando crescerem. Elas dizem médico, advogado, músico... não pensam em ser programadores ou engenheiros. Os temas do Curso não tem nada a ver para o futuro delas, certo?
R9: Realmente não dá para se ter certeza sobre a área profissional no futuro da criança. Porém, a certeza que existe é que tecnologia e digitalização estão presentes e são tendências não apenas nas áreas Industriais, de Engenharia ou Informática, mas em praticamente todas as áreas profissionais, incluindo: Medicina, Direito, Esportes, Música, Artes, Agronegócios, Finanças, Educação, Gestão Pública, etc.
Portanto, seja qual for a área a que a criança venha a se dedicar no futuro, ela certamente lidará com as tecnologias específicas e Digitalização, e estará melhor preparada já conhecendo os temas, tendo assimilado o pensamento técnico-científico e desenvolvido habilidades e competências que lhe ajudarão em suas tarefas e carreira.
R1: Vídeos instrutivos podem ser um bom recurso, desde que usados com parcimônia e supervisão adequada. Mas, acima de tudo, o que o Curso oferece é justamente a oportunidade de reduzir o tempo de tela da criança, por meio de atividade prática. Ela deixa de ficar apenas assistindo a algo e parte para a realização de seu projeto.
Q2: A menina faz ballet, adora cantar e brincar de princesa. Assuntos tecnológicos são coisas de meninos, certo?
R2: Não mesmo! As meninas já demonstraram há muito tempo que têm tanto talento e aptidão quanto os meninos, para tecnologia, pensamento científico e gestão, além das várias outras áreas. Portanto, não há qualquer barreira ou dificuldade de meninas também participarem do Curso, juntamente com os meninos, o que é muito enriquecedor para o desenvolvimento de todos.
Q3: A criança já sabe mexer no celular, no tablet, no computador e adora jogar vídeo games. Este curso será útil para ela?
R3: Certamente. A criança que demonstra um interesse por equipamentos mais tecnológicos vai ficar ainda mais interessada ao deixar de ser apenas uma usuária da tecnologia e passar a compreender e a experimentar os assuntos tecnológicos. Assim ela se motiva, descobrindo como funcionam diversos dispositivos e aparelhos e se vendo capaz também de criar e construir, ao invés de simplesmente adquirir e usar algo.
Q4: Os pais são engenheiros, ensinam a criança e ela já tem um monte de Lego e bloquinhos de montar. O curso é somente para ela brincar com isso? O que o curso ensinaria de diferente?
R4: Muitas vezes vale o ditado: “Em casa de ferreiro, espeto de pau”! Ocorre que, por diversas razões, mesmo conhecendo a fundo os assuntos, nem sempre os pais dispõem de tempo e organização sistemática no dia-a-dia suficientes para dar atenção adequada e transmitir os conhecimentos específicos à criança. As atividades de brincar e montar são de inquestionável importância para a criança. A proposta do Curso, contudo, vai além do simples e espontâneo brincar. Ela traz junto uma sistemática de orientação, explicação e reflexão, de forma bem planejada e estruturada, proporcionando um desenvolvimento constante da criança.
Q5: A criança já fez outro curso e aprendeu programação e a montar robôs. Este curso será uma repetição, sem ensinar nada de novo a ela?
R5: Ótimo que a criança já dispõe de alguns conhecimentos. Isto vai estimulá-la ainda mais. Como nenhum curso é igual a outro, certamente ela aprenderá coisas novas relacionadas a tecnologia, pois o tema é muito amplo e em constante evolução. E certamente aprenderá coisas novas principalmente considerando os Temas Complementares e de Gestão do Curso.
Q6: A criança adora esportes, joga futebol, luta judô e não se importa muito com eletrônicos. Este curso também servirá para ela?
R6: Muito provavelmente sim, a menos que a criança não se identifique em nada com o Curso, o que deve ser respeitado, e ela acabe se desinteressando. Porém, como o Curso aborda temas tecnológicos que estão no dia-a-dia da criança, e até mesmo nos esportes, a criança tem tudo para se motivar a descobrir e a aprender mais, pois curiosidade é praticamente inerente a todas as crianças.
Q7: Os pais não conhecem nada da área de tecnologia. Para eles tudo isso é grego, muito complicado! Será que isso não é muito complicado também para a criança e ela não vai entender nada?
R7: Os temas são complexos por si mesmo, pois nossa realidade atual também é muito complexa. Porém, o Curso está concebido para abordar os diversos temas de forma bem simplificada, introduzindo os diversos conceitos de maneira básica, lúdica e prática. A criança também acaba fazendo suas próprias descobertas, no seu próprio ritmo, o que deixa a aula dinâmica e estimulante.
Q8: A escola já é bem puxada, com muitas disciplinas curriculares. Esse curso não vai confundir a cabeça da criança e atrapalhar seu desempenho escolar?
R8: De forma alguma! O Curso é extracurricular, com conteúdo complementar às disciplinas escolares. Assim, os temas abordados, apesar de em suma não serem os mesmos da escola, utilizam e reforçam os conhecimentos das disciplinas escolares. Ao terem sua curiosidade, organização e aprendizado estimulados, a criança tende a se interessar ainda mais pelas matérias, melhorando seu desempenho escolar!
Q9: Os pais não sabem o que as crianças serão quando crescerem. Elas dizem médico, advogado, músico... não pensam em ser programadores ou engenheiros. Os temas do Curso não tem nada a ver para o futuro delas, certo?
R9: Realmente não dá para se ter certeza sobre a área profissional no futuro da criança. Porém, a certeza que existe é que tecnologia e digitalização estão presentes e são tendências não apenas nas áreas Industriais, de Engenharia ou Informática, mas em praticamente todas as áreas profissionais, incluindo: Medicina, Direito, Esportes, Música, Artes, Agronegócios, Finanças, Educação, Gestão Pública, etc.
Portanto, seja qual for a área a que a criança venha a se dedicar no futuro, ela certamente lidará com as tecnologias específicas e Digitalização, e estará melhor preparada já conhecendo os temas, tendo assimilado o pensamento técnico-científico e desenvolvido habilidades e competências que lhe ajudarão em suas tarefas e carreira.