Conteúdo
Projetos e Kits de Montagens Exclusivos
Quem disse que Robótica e Tecnologia se aprende apenas com equipamentos de alta tecnologia? Pois com baixa tecnologia, criatividade e determinação também é possível! Combinando-se os diversos recursos multiplicam-se as possibilidades de experiências e aprendizado!
Nas aulas da Recrea Lab 4.0 são utilizadas diversas atividades como dinâmicas, jogos, projetos e montagens, que podem envolver materiais do dia-a-dia do aluno, como sucatas e papelaria, ou kits específicos, cuidadosamente selecionados, para montar e experimentar na prática os conceitos trabalhados.
Alguns exemplos a seguir:
Quem disse que Robótica e Tecnologia se aprende apenas com equipamentos de alta tecnologia? Pois com baixa tecnologia, criatividade e determinação também é possível! Combinando-se os diversos recursos multiplicam-se as possibilidades de experiências e aprendizado!
Nas aulas da Recrea Lab 4.0 são utilizadas diversas atividades como dinâmicas, jogos, projetos e montagens, que podem envolver materiais do dia-a-dia do aluno, como sucatas e papelaria, ou kits específicos, cuidadosamente selecionados, para montar e experimentar na prática os conceitos trabalhados.
Alguns exemplos a seguir:
Temas
Como dito anteriormente, os termos Robótica e Digitalização são conjuntos de diversas disciplinas técnico-científicas, envolvendo assuntos bem diversos, compondo uma abordagem de conhecimentos ampla e futurista, visando despertar e desenvolver a engenhosidade do aluno. O Curso, porém, não se limita exclusivamente a esse conteúdo técnico, tendo sido concebido com um conteúdo bem mais amplo e completo, com diversos outros temas.
Dessa forma, os temas considerados estão divididos em técnico-científicos e complementares e de gestão:
Temas Técnico-científicos
Envolvem, de forma básica, disciplinas Físicas, como Mecânica, Elétrica, Eletrônica, além de Matemática, Informática, Lógica, Programação e Controle.
Também envolvem introdução a assuntos tecnológicos, como Aplicativos, Rádio, Nuvem, Internet e Internet das Coisas, além de introdução a equipamentos como Computadores, Tablets, Controladores, dispositivos Robóticos, Impressão 3D, Drones.
Temas Complementares e de Gestão
Envolvem, de forma não necessariamente explícita, a depender do módulo e atividade em questão, sendo contudo incorporados à metodologia e dinâmica do Curso, conceitos e métodos de tendência atual e inovadora no mercado, como Safety and Security (segurança), 5S (organização), Brain Storming (geração de ideias), Design Thinking (inovação), Pensamento Científico (registro sistemático), Trade-Off (decisão econômica), Project Management (planejamento), Software Design (requisitos), Lean (otimização), Storytelling (apresentação), War Room / Think Tank (contingência), Empreendedorismo (iniciativa e autonomia), entre outros.
Como dito anteriormente, os termos Robótica e Digitalização são conjuntos de diversas disciplinas técnico-científicas, envolvendo assuntos bem diversos, compondo uma abordagem de conhecimentos ampla e futurista, visando despertar e desenvolver a engenhosidade do aluno. O Curso, porém, não se limita exclusivamente a esse conteúdo técnico, tendo sido concebido com um conteúdo bem mais amplo e completo, com diversos outros temas.
Dessa forma, os temas considerados estão divididos em técnico-científicos e complementares e de gestão:
Temas Técnico-científicos
Envolvem, de forma básica, disciplinas Físicas, como Mecânica, Elétrica, Eletrônica, além de Matemática, Informática, Lógica, Programação e Controle.
Também envolvem introdução a assuntos tecnológicos, como Aplicativos, Rádio, Nuvem, Internet e Internet das Coisas, além de introdução a equipamentos como Computadores, Tablets, Controladores, dispositivos Robóticos, Impressão 3D, Drones.
Temas Complementares e de Gestão
Envolvem, de forma não necessariamente explícita, a depender do módulo e atividade em questão, sendo contudo incorporados à metodologia e dinâmica do Curso, conceitos e métodos de tendência atual e inovadora no mercado, como Safety and Security (segurança), 5S (organização), Brain Storming (geração de ideias), Design Thinking (inovação), Pensamento Científico (registro sistemático), Trade-Off (decisão econômica), Project Management (planejamento), Software Design (requisitos), Lean (otimização), Storytelling (apresentação), War Room / Think Tank (contingência), Empreendedorismo (iniciativa e autonomia), entre outros.
Glossário Técnico Multilingual
Conforme os alunos avançam em seu conhecimento, vão tendo contato com mais termos específicos e vocabulário, necessários para melhor compreensão e expressão sobre todos os temas envolvidos. E o fato de estarmos num mundo globalizado nos coloca muitos desses termos em outro idioma. Isto também é contemplado com o aprendizado com o Glossário Técnico Português-Inglês-Alemão, contribuindo para o enriquecimento multicultural do aluno e em suas aulas de idiomas. Além de ser também muito útil com manuais e documentação internacionais com que em geral os alunos tenham que lidar. |